Visão de conjunto
Trajetórias contrastantes na favela: destaque da montagem em nova temporada no Teatro do Leblon – Sala Fernanda Montenegro
O autor Rômulo Rodrigues evidencia intenção de fornecer um retrato abrangente do cotidiano na favela, descortinado por meio de pequenos núcleos: os primos que trilham percursos contrastantes (a vida honesta e o mergulho na criminalidade), o fervor messiânico dos religiosos (subdividos entre a intolerância de um pastor diante do namoro da filha e a relação desgastada entre filho dedicado e mãe evangélica atada a ilusões), o vínculo passional de um casal escrachado, a mulher que engravida sucessivamente, a movimentação feérica de um botequim cujo dono é respeitado na comunidade.
O dramaturgo propõe e desenvolve tramas para cada um dos grupos e procura entrelaçá-las ao longo do texto. Ao final, fecha as histórias, ainda que seu maior objetivo pareça ser o de propiciar uma visão de conjunto. O material é suficiente para estimular a construção de uma cena que tende a suscitar empatia no público com tipos facilmente identificáveis (em alguns casos, a caricatura é minimizada pelo bom timing dos atores). Mas há determinadas fragilidades no texto, a exemplo do mecanismo de apresentar os personagens a partir da interação que todos estabelecem com uma idosa, que passa os dias na janela assistindo ao movimento incessante.
O diretor Márcio Vieira consegue ganhar a plateia através de um espetáculo mais caloroso do que sólido. O cenário de Derô Martin é composto por painéis excessivamente frágeis para reproduzir com veracidade as fachadas de tijolo das casas das favelas. Os figurinos de Caio Braga realçam as características de cada personagem. A iluminação de Djalma Amaral oscila entre a luz aberta, própria da comédia, e focos que isolam ou concentram os personagens em agrupamentos. Os atores trabalham com garra e se mostram habilidosos tanto no manejo do humor quanto nos momentos de dramaticidade mais contundente. Nem todos, porém, revelam domínio dos recursos interpretativos (em especial, parte dos integrantes do grupo religioso).