Um musical artificial
Claudia Netto e Nelson Freitas em Se eu fosse Você (Foto: Divulgação)
O projeto de Se eu fosse Você está fundado em duas transições: do cinema para o teatro e da comédia para o musical (ainda que sem perder de vista o primeiro gênero). Alonso Barros conduz a transposição para o palco da história do casal que, subitamente, troca de corpo, com o marido passando a habitar o da mulher e vice-versa. O humor buscado reside, portanto, no descompasso entre corpo e comportamento.
Tendo como base os filmes assinados por Daniel Filho (que participa desse espetáculo como supervisor artístico), Flavio Marinho ficou encarregado de adaptar um material dramatúrgico algo limitado não só pela abordagem sexual convencional (os personagens concentram estereótipos masculinos e femininos) como pelo esgarçamento de uma situação única. O autor cumpre a tarefa com profissionalismo e sem se aproximar muito das principais características de sua dramaturgia, como a conjugação entre a esfera individual dos personagens e o contexto da cidade ou do país, representativa da comédia de costumes.
Alonso Barros dirige sem maiores preocupações com a inventividade um espetáculo que evidencia uma articulação um tanto forçada com o universo musical de Rita Lee. Há bons momentos isolados, como a coreografia de Todas as Mulheres do Mundo. Na cenografia de Chris Aizner predomina a tonalidade cinza com inserções de cores mais vibrantes nas formas geométricas localizadas dentro de painéis. Os figurinos de Marcelo Pies sintetizam as transformações abruptas sofridas pelos protagonistas, realçam o deslocamento deles na cena do noivado, mas são excessivamente exuberantes para Fafy Siqueira.
Claudia Netto e Nelson Freitas aproveitam o contraste comportamental entre os personagens após a troca de corpos e demonstram bom timing, assim como Fafy Siqueira, que comprova as suas qualidades de comediante. Contudo, Se eu fosse Você, em cartaz no teatro Oi Casa Grande, desponta como um espetáculo sem personalidade e que se inscreve de maneira artificial no campo do musical.