Proposta parcialmente realizada
Cena de Amores Difíceis, montagem da Súbita Companhia de Teatro, de Curitiba (Foto: Marco Novack)
A Súbita Companhia de Teatro, de Curitiba, está fazendo breve visita ao Rio de Janeiro com a montagem de Amores Difíceis, em cartaz na Caixa Cultural apenas até o dia 19. Responsável pela dramaturgia (e pela direção), Maíra Lour lança uma fala contemporânea sobre um “tema” abrangente como o amor a partir de uma articulação entre Aventura de um Esposo e uma Esposa, conto de Ítalo Calvino, e trechos de peças de William Shakespeare (Romeu e Julieta), Anton Tchekhov (A Gaivota) e Federico García Lorca (Bodas de Sangue) ensaiadas e comentadas por um grupo de teatro.
A proposta é mais interessante do que o resultado. A direção e os atores não imprimem nuances nas apresentações das cenas selecionadas (o amor como elemento comum não justifica a padronização). E os instantes em que os atores, sem exatamente adotarem um registro desarmado, de não representação, conversam sobre a execução das cenas soam um tanto postiços. Determinados momentos, como o da referência à sequência de mortes nas peças de Shakespeare, se revelam pueris. Além disso, a montagem de Maíra Lour não se relaciona muito com a configuração da arena, tendo em vista que mantém, durante parte considerável do tempo, a disposição frontal, como se não tivesse sido ajustada à especificidade desse espaço.
A melhor criação de Amores Difíceis é a iluminação de Beto Bruel, que pontua, individualiza, os atores/personagens (como na cena inicial), insere gradações, sutilezas, e “interage” com o cenário de Fernando Marés, no que diz respeito ao espelho suspenso sobre a plataforma que traz à tona o trabalho do cenógrafo com angulações distorcidas, desproporcionais, a exemplo de sua contribuição em Esta Criança, espetáculo da Cia. Brasileira de Teatro, também sediada em Curitiba. Os atores Alexandre Zampier, Helena Portela, Janaina Matter e Pablito Kucarz evidenciam, em medidas variáveis, tendência a certo grau de histrionismo.
Apesar das restrições, Amores Difíceis oferece ao público do Rio de Janeiro o contato com a Súbita Companhia, iniciativa que chama atenção para a importância da circulação de espetáculos de estados diversos.