Prêmio Cesgranrio: um discurso contundente em noite de Suassuna
Arlete Salles entrega o prêmio de melhor atriz a Guida Vianna (Foto: Zé Renato)
Suassuna – O musical O Auto do Reino do Sol, da Cia. Barca dos Corações Partidos, foi o vencedor da quinta edição do Prêmio Cesgranrio, nas categorias melhor espetáculo, ator em musical (Adrén Alves), direção musical (Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho) e figurino (Kika Lopes e Heloisa Stockler). Mas o momento mais emocionante da noite de premiação, que tomou conta do Copacabana Palace na última terça-feira, foi a vitória, na categoria atriz, de Guida Vianna, por Agosto.
Seu discurso de agradecimento, contundente, foi marcado por menções diretas à situação atual do teatro no Rio de Janeiro – entre elas, a ausência de editais e a necessidade de recorrer ao crowdfunding. Guida Vianna destacou o teatro de grupo, base de sua carreira (integrou algumas das jovens companhias do início da década de 1980), e o espírito coletivo que permanece unindo atores que lutam hoje pela sobrevivência por meio da prática teatral.
Homenageado dessa edição, o ator Antonio Fagundes, de extensa trajetória teatral (cabe lembrar da Cia. Estável de Repertório, ao longo dos anos 80), destacou a opção por não recorrer a patrocínios para montar seus espetáculos, postura tensionada por Guida Vianna, que ressaltou a existência de diferentes realidades dentro do panorama teatral.
Outro momento importante da cerimônia, apresentada por Christiane Torloni e Eduardo Moscovis, foi o prêmio de melhor ator dividido entre Armando Babaioff e Gustavo Vaz, ambos por Tom na Fazenda. No palco, Babaioff mencionou o não pagamento do Programa de Fomento às Artes e o fechamento e a demolição de espaços teatrais da cidade. O espetáculo também ganhou nas categorias direção e cenografia.
O Presidente da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa, anunciou a construção de novos teatros dentro do espaço da Cesgranrio, que contará agora com um Prêmio de Dança, projeto apresentado por Ana Botafogo. O júri – formado por Carolina Virgüez, Daniel Schenker, Jacqueline Laurence, Lionel Fischer, Macksen Luiz, Rafael Teixeira e Tania Brandão – premiou ainda as encenações de Hamlet – Som e Fúria, Janis e Mata teu Pai. Roberto Guimarães venceu na categoria especial por sua atuação como programador do teatro Oi Futuro.
Vencedores:
Espetáculo – Suassuna – O Auto do Reino do Sol
Direção – Rodrigo Portella (Tom na Fazenda)
Direção Musical – Chico César, Beto Lemos e Alfredo Del Penho (Suassuna – O Auto do Reino do Sol)
Atriz – Guida Vianna (Agosto)
Atriz em Teatro Musical – Carol Fazu (Janis)
Ator – Armando Babaioff e Gustavo Vaz (Tom na Fazenda)
Ator em Teatro Musical – Adrén Alves (Suassuna – O Auto do Reino do Sol)
Texto – Grace Passô (Mata teu Pai)
Cenografia – Aurora dos Campos (Tom na Fazenda)
Figurino – Kika Lopes e Heloisa Stockler (Suassuna – O Auto do Reino do Sol)
Iluminação – Maneco Quinderé (Hamlet – Som e Fúria)
Categoria Especial – Roberto Guimarães (pela sua atuação como programador do teatro Oi Futuro)