Prêmio Cesgranrio celebra Kiss me, Kate nas indicações
José Mayer e Alessandra Verney em Kiss me, Kate: sete indicações (Foto: Leo Aversa)
Musical da dupla Charles Möeller/Claudio Botelho, Kiss me, Kate! – O Beijo da Megera ganhou sete indicações ao Prêmio Cesgranrio. Foi o espetáculo mais contemplado entre os que estiveram em cartaz no Rio de Janeiro no segundo semestre de 2015. Caranguejo Overdrive, encenação d’Aquela Companhia de Teatro, e A Santa Joana dos Matadouros, montagem de Marina Vianna e Diogo Liberano para a peça de Bertolt Brecht, concorrem em quatro categorias. Na sequência, O Homossexual ou a Dificuldade de se Expressar, encenação de Fabiano de Freitas para o original de Copi, e O Beijo no Asfalto, transposição musical (a cargo de Claudio Lins) da célebre obra de Nelson Rodrigues, receberem três indicações. Trabalhos de dois grupos de longa trajetória – O Pena Carioca, da Atores de Laura, e Inútil a Chuva, da Armazém – foram lembrados em duas categorias. Os vencedores serão conhecidos em janeiro.
Indicados:
Espetáculo – Caranguejo Overdrive, Kiss me, Kate! – O Beijo da Megera, A Santa Joana dos Matadouros
Direção – Charles Möeller (Kiss me, Kate! – O Beijo da Megera), Marco André Nunes (Caranguejo Overdrive), Marina Vianna e Diogo Liberano (A Santa Joana dos Matadouros)
Ator – Bruce Gomlevsky (Uma Ilíada), Matheus Macena (Caranguejo Overdrive), Renato Carrera (O Homossexual ou A Dificuldade de se Expressar)
Atriz – Ana Paula Secco (O Pena Carioca), Letícia Isnard (Marco Zero)
Ator em Musical – José Mayer (Kiss me, Kate! – O Beijo da Megera), Thelmo Fernandes (O Beijo no Asfalto – O Musical)
Atriz em Musical – Alessandra Verney (Kiss me, Kate! – O Beijo da Megera), Laila Garin (O Beijo no Asfalto – O Musical)
Texto Nacional Inédito – Diogo Liberano (O Narrador), João Cícero Bezerra (Sexo Neutro), Pedro Kosovski (Caranguejo Overdrive)
Direção Musical – Marcelo Alonso Neves (Amargo Fruto – A Vida de Billie Holiday), Marcelo Castro (Kiss me, Kate! – O Beijo da Megera), Nando Duarte (SamBRA, o Musical – 100 Anos de Samba)
Cenografia – Bia Junqueira (A Santa Joana dos Matadouros), Bia Junqueira (Santa), Paulo de Moraes e Carla Berri (Inútil a Chuva)
Figurino – Antonio Guedes (O Homossexual ou A Dificuldade de se Expressar), Antonio Guedes (O Pena Carioca), Carol Lobato (Kiss me, Kate! – O Beijo da Megera)
Iluminação – Maneco Quinderé (Inútil a Chuva), Paulo César Medeiros, (A Santa Joana dos Matadouros), Renato Machado (O Homossexual ou A Dificuldade de se Expressar)
Categoria Especial – Bia Radunsky (pela importância da curadoria do Espaço Sesc), Claudio Botelho (pela versão brasileira de Kiss me, Kate! – O Beijo da Megera), Claudio Lins (pela adaptação da obra de Nelson Rodrigues para o teatro musical)