Montagem de Ivan Sugahara vence Prêmio Cesgranrio
Saulo Rodrigues e Angela Câmara em Fala Comigo como a Chuva e me Deixa Ouvir (Foto: Dalton Valério)
O Prêmio Cesgranrio de Teatro, em sua segunda edição, consagrou Fala Comigo como a Chuva e me Deixa Ouvir, montagem dirigida por Ivan Sugahara para o texto de Tennessee Williams. Apresentada em formato itinerante – e durante a tarde – na Casa da Glória, a encenação traz à tona uma das principais características do trabalho de Sugahara à frente da Cia. Os Dezequilibrados: o aproveitamento de espaços não-convencionais. Saiu da cerimônia ocorrida na noite da última terça-feira, no Copacabana Palace, com os prêmios de melhor espetáculo e iluminação (Renato Machado, que se viu diante do desafio de lidar com a luz do dia).
Três montagens com distintas filiações ao gênero musical receberam dois prêmios cada: Samba Futebol Clube, a cargo de Gustavo Gasparani, que entrelaça músicas e textos concebidos em torno do universo do futebol; O Grande Circo Místico, assinado por João Fonseca, que propôs mudanças em relação à encenação do início da década de 1980, a julgar pela inclusão de um texto e por canções acopladas ao repertório original; e As Bodas de Fígaro, texto de Beaumarchais transformado em ópera por Mozart (aproximado, por Leandro Castilho, de ritmos brasileiros).
Nas categorias ator e atriz venceram Candido Damm, que celebrou sua longa parceria artística com o diretor Aderbal Freire-Filho, e Suzana Faini, pela interpretação da autoritária matriarca de Silêncio!. Homenageado da noite, Ney Latorraca falou sobre a sua trajetória e celebrou a atriz Maria Della Costa, que morreu no último sábado, também evocada por Lilia Cabral (apresentadora da cerimônia ao lado de Paulo Betti), que destacou a importância dela em sua formação como espectadora.
Premiados:
Espetáculo – Fala Comigo como a Chuva e me Deixa Ouvir
Direção – Gustavo Gasparani (Samba Futebol Clube)
Direção Musical – Leandro Castilho (As Bodas de Fígaro)
Ator – Candido Damm (Vianninha Conta o Último Combate do Homem Comum)
Atriz – Suzana Faini (Silêncio!)
Ator em Musical – Gabriel Stauffer (O Grande Circo Místico)
Atriz em Musical – Solange Badim (As Bodas de Fígaro)
Autor – Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes (O Dia em que Sam Morreu)
Cenografia – Nello Marrese (O Grande Circo Místico)
Figurino – Marcelo Marques (Edypop)
Iluminação – Renato Machado (Fala Comigo como a Chuva e me Deixa Ouvir)
Categoria Especial – Renato Vieira (pela direção de movimento de Samba Futebol Clube)