Destaque ao musical sem perder de vista a palavra
Adriana Garambone e Gregório Duvivier foram indicados ao Prêmio Cesgranrio (Foto: Marcos Mesquita)
A dupla Charles Möeller/Claudio Botelho foi celebrada nas indicações do primeiro semestre do novo Prêmio Cesgranrio de Teatro. O júri contemplou o bem-sucedido musical Como Vencer na Vida sem Fazer Força com oito indicações. Outros espetáculos do gênero foram valorizados, como a superprodução Rock in Rio (quatro indicações), o confronto dramático de As Mulheres de Grey Gardens (três) e o solar Na Bagunça do teu Coração (uma), entrelaçado por canções de Chico Buarque.
Apesar de despontar como um prêmio que valoriza o musical – a julgar pela criação de quesitos especialmente voltados para o formato (melhor direção musical, ator em musical, atriz em musical) –, o Cesgranrio não despreza o chamado teatro de texto, representado pelo monólogo Moi Lui, mergulho na obra de Samuel Beckett a partir de uma apropriação do romance Molloy, que ganhou quatro indicações; e de A Arte da Comédia, investimento na saborosa dramaturgia do napolitano Eduardo De Filippo, que também recebeu quatro indicações. Foram lembradas ainda, com uma indicação cada uma, as encenações de Répétition, O Lugar Escuro, À Beira do Abismo me Cresceram Asas, Vestido de Noiva, Emily, Aos Domingos e O Teatro é uma Mulher. Na categoria especial, duas belas realizações – a exposição A Mão Livre de Luiz Carlos Ripper, com curadoria de Lidia Kosovski, dedicada aos 70 anos do diretor e cenógrafo (1943-1996), e o livro de José Dias intitulado Teatros do Rio – Do Século XVIII ao Século XX, que reúne 300 espaços teatrais da cidade e do estado do Rio. A primeira edição do prêmio já tem data marcada: 21 de janeiro de 2014.
Indicações:
Espetáculo: A Arte da Comédia; Como Vencer na Vida Sem Fazer Força; Moi Lui
Diretor: Charles Möeller (Como Vencer na Vida Sem Fazer Força); Sergio Módena (A Arte da Comédia); Walter Lima Jr. (Répétition)
Autor: Julia Spadaccini (Aos Domingos); Rodrigo Nogueira (O Teatro É Uma Mulher)
Ator: Ricardo Blat (A Arte da Comédia); Thelmo Fernandes (A Arte da Comédia)
Atriz: Ana Kfouri (Moi Lui); Camilla Amado (O Lugar Escuro); Clarice Derzié Luz (À Beira do Abismo me Cresceram Asas)
Cenografia: Bia Junqueira (As Mulheres de Grey Gardens); Rogério Falcão (Como Vencer na Vida Sem Fazer Força); Rui Cortez (Moi Lui)
Iluminação: Luiz Paulo Nenen (As Mulheres de Grey Gardens); Renato Machado (Vestido de Noiva); Tomás Ribas (Moi Lui)
Figurino: Marcelo Pies (Como Vencer na Vida Sem Fazer Força); Rita Murtinho (Emily); Thanara Schonadie (Rock in Rio)
Direção Musical: Délia Fischer (Rock in Rio); João Bittencourt (Na Bagunça do seu Coração); Paulo Nogueira (Como Vencer na Vida Sem Fazer Força)
Ator em Musical: André Loddi (Como Vencer na Vida Sem Fazer Força); Gregório Duvivier (Como Vencer na Vida Sem Fazer Força); Ícaro Silva (Rock in Rio)
Atriz em Musical: Adriana Garambone (Como Vencer na Vida Sem Fazer Força); Lucinha Lins (Rock in Rio); Suely Franco (As Mulheres de Grey Gardens)
Especial: José Dias pelo livro Teatros do Rio – Do Século XVIII ao Século XX; Lidia Kosovski pela curadoria da exposição A Mão Livre de Luiz Carlos Ripper