A força do coletivo no 12º Prêmio APTR
Os premiados reunidos ao final da cerimônia no Teatro Net Rio (Foto: Cristina Granato)
A cerimônia do prêmio da Associação dos Produtores de Teatro (APTR), que ocorreu na noite da última quarta-feira no Teatro Net Rio, consagrou uma variedade de espetáculos da cena carioca, em especial Tom na Fazenda, Suassuna – O Auto do Reino do Sol e Agosto. Particularmente nessa 12ª edição houve algumas divisões de prêmios. Em quatro categorias (atriz e ator coadjuvante, iluminação e música), as vitórias foram partilhadas.
Além do resultado – a cargo do júri formado por Beatriz Radunsky, Daniel Schenker, Lionel Fischer, Luiz Felipe Reis, Macksen Luiz, Maria Siman, Rafael Teixeira, Rodrigo Fonseca, Tania Brandão e Wagner Correa, além do colegiado da APTR (que decide, sem o júri oficial, o prêmio de produção) –, a cerimônia, apresentada por Renata Sorrah e Jonathan Azevedo, prestou homenagem a Amir Haddad. Fiel à trajetória do diretor, há décadas à frente do Tá na Rua, que se apresentou junto com Amir num cortejo que empolgou a plateia, a organização convidou integrantes de diferentes grupos da cidade (Código, Cia. Teatral Queimados Encena, Teatro dos Extremos, Cia. dos Atores, Atores de Laura, Teatro Inominável, Teatro de Anônimo e Nós do Morro) para entregar os prêmios.
Os discursos de agradecimento refletiram questões agudas, como a falta de apoio à atividade teatral (Guida Vianna sugeriu investimento do Itaú Cultural), o extermínio de pessoas LGBTs (Armando Babaioff destacou o assassinato de Matheusa) e a resistência do trabalho artístico em áreas de risco (Veríssimo Junior falou sobre o cotidiano do Teatro da Laje, sediado na Vila Cruzeiro).
Premiados:
Produção – Morente Forte (Um Bonde chamado Desejo)
Espetáculo – Tom na Fazenda
Direção – José Roberto Jardim (Adeus, Palhaços Mortos)
Ator – Ary Fontoura (Num Lago Dourado)
Atriz – Guida Vianna (Agosto)
Atriz Coadjuvante – Leticia Isnard (Agosto) e Lisa Eiras (Hamlet)
Ator Coadjuvante – Claudio Mendes (Agosto) e Fábio Enriquez (Suassuna – O Auto do Reino do Sol)
Autor – Bráulio Tavares (Suassuna – O Auto do Reino do Sol)
Cenografia – Carla Berri e Paulo de Moraes (Hamlet)
Figurino – Kika Lopes e Heloisa Stockler (Suassuna – O Auto do Reino do Sol)
Iluminação – Adriana Ortiz (Monólogo Público) e Paulo Cesar Medeiros (O Jornal)
Música – Alfredo Del Penho, Beto Lemos e Chico Cesar (Suassuna – O Auto do Reino do Sol) e João Callado (Zeca Pagodinho – Uma História de Amor ao Samba)
Especial – Veríssimo Junior (pelo trabalho no Teatro da Laje)