Prazeroso jogo teatral

Bruna Guerin, Marília Lopes, Guilherme Magon, George Sauma e Felipe Hintze em Canções que eu guardei pra você (Foto: Ale Catan)
Canções que eu guardei pra você – musical que resulta da extensa parceria entre Zé Henrique de Paula e Fernanda Maia, ambos à frente (juntamente com Fran Barros e Inês Aranha) do Núcleo Experimental – propõe uma quebra de convenções, tanto na esfera temática quanto na estrutura teatral, sem perder de vista a sua natureza de espetáculo despretensioso, voltado para a fruição do espectador.
No plano temático, o público acompanha as jornadas de três casais que, a partir de antigos ou novos encontros afetivos, desfazem ou, pelo menos, questionam a dinâmica acomodada da rotina conjugal. Já na configuração da dramaturgia e da encenação há uma preocupação, ainda que pontual, de romper com a ilusão teatral por meio de ocasional suspensão da quarta parede.
São momentos em que os atores/personagens tecem comentários dirigidos ao público. Logo no início, Malu (Bruna Guerin) expressa sua agonia diante da monotonia do casamento. Em outra cena, Túlio (Felipe Hintze) externa a insatisfação enquanto personagem de reduzida relevância para o desenrolar dos acontecimentos, solução que resolve o que poderia ser atribuído a uma falha do texto de Bernardo Marinho e Valentina Castello Branco. E os autores demonstram ao final que o importante não é apresentar uma resolução para os quiproquós emocionais de seus personagens, mas traçar um painel dos relacionamentos na contemporaneidade, não mais atados a formatações convencionais pré-determinadas.
Essa administração dos sentimentos, norteados mais pelo desejo do que pelo apego a tradições, sinaliza uma ligação com o campo da realidade. Em contrapartida, há no espetáculo dirigido por Zé Henrique de Paula uma articulação com o universo da fantasia, perceptível nas concepções de cenário (de Zé Henrique e César Costa) e figurinos (de Mariana Sued), que imprimem estética marcada por tonalidades intensas e alternância de lisos e estampados. Esse leve deslocamento do real também transparece na direção de movimento, que, porém, não envereda pelo artifício assumido das coreografias de grande parte dos espetáculos filiados ao musical.
O trabalho de corpo é fundamental nas interpretações do elenco, em especial aqueles que aderem mais diretamente a uma linha de composição. São os casos das duas atuações mais destacadas da montagem, as de Bruna Guerin, bastante divertida nas faíscas de descontrole e na evidenciação física da crescente indecisão de Malu, e Guilherme Magon, que acentua o perfil de Pietro através de sotaque e voz anasalada, elementos que não chegam a tipificá-lo. Em registro próximo, George Sauma, em que pese certa concessão ao exagero, confirma domínio na comédia como o previsível Miguel. O restante do elenco segue uma vertente menos estilizada de atuação, mais vinculada ao cotidiano. Felipe Hintze está discreto como convém ao papel de Túlio e faz de maneira orgânica a quebra contida no texto, quando o personagem se descola da circunstância ficcional para reclamar de seu pouco espaço na história. Marília Lopes dimensiona o impacto diferenciado que Barbara gera em cada integrante do grupo de amigos e sobressai pela bela voz. Karen Junqueira, apesar de visualmente caracterizada, tem presença mais neutra, o que não a impede de transmitir a desestabilização de Renata.
O frescor do espetáculo evita que as canções conhecidas – de Renato Russo, Zélia Duncan, Ana Carolina, Marina Lima, Adriana Calcanhoto, Maria Gadu, Herbert Vianna e outros expressivos nomes da música brasileira – soem meramente encaixadas no roteiro dramatúrgico, qualidade que deve ser estendida à direção musical e aos arranjos de Fernanda Maia e aos músicos (Bia D’Ávila, Giulia Assmann, Mayara Alencar, Rodolfo Schwenger e Samuel Passos).
Canções que eu guardei pra você não ambiciona uma subversão do musical, mas não se limita a reeditar padronizações do gênero. “Leva a sério” as situações da peça, ao mesmo tempo em que eventualmente as desconstrói para se anunciar como teatro. O objetivo não é conscientizar o espectador em relação a alguma problemática, e sim envolvê-lo num prazeroso jogo teatral.
CANÇÕES QUE EU GUARDEI PRA VOCÊ – Texto de Bernardo Marinho e Valentina Castello Branco. Direção de Zé Henrique de Paula. Com Bruna Guerin, Felipe Hintze, George Sauma, Guilherme Magon, Karen Junqueira e Marília Lopes. Teatro Clara Nunes (R. Marquês de São Vicente, 52/3º andar – Shopping da Gávea). Ingressos: de R$ 21,00 a R$ 150,00.