O Duelo lidera indicações ao Prêmio Questão de Crítica
O Duelo, montagem da mundana companhia: oito indicações (Foto: Renato Mangolin)
O Prêmio Questão de Crítica, filiado à revista eletrônica homônima, se caracteriza pela valorização de encenações norteadas pela continuidade de pesquisas e pela inquietação. As indicações referentes ao primeiro semestre de 2014 evidenciam isto.
Contemplado em oito das 11 categorias, O Duelo é uma apropriação de novela de Anton Tchekhov, a cargo da mundana companhia, que realça a teatralidade por meio de elementos básicos que integram uma cena crua, distante da grandiosidade.
Com cinco indicações, Contrações, do Grupo 3 de Teatro, também dá prova de ousadia devido a determinados procedimentos empregados pela diretora Grace Passô na transposição da peça de Mike Bartley para o palco, como a inclusão da equipe técnica em cena nessa montagem favorecida por uma interpretação excepcional de Yara de Novaes.
Lembrado em três categorias, E se elas fossem para Moscou? atesta a evolução de Christiane Jatahy no que diz respeito à sua investigação acerca da interface entre teatro e cinema. Ao operar sobre As Três Irmãs, de Tchekhov, a diretora realizou um feito duplo: uma encenação e um filme resultante do registro da apresentação. As duas obras propõem relações diversas com o espectador.
Há ainda outra especificidade a ser mencionada no Prêmio Questão de Crítica: a categoria elenco, destinada ao rendimento conjunto e não a destaques individuais. Nesse primeiro semestre receberam indicações os elencos de O Duelo e de Festa e Família/O Funeral. Estas duas últimas montagens foram mostradas de forma complementar por Bruce Gomlevsky a partir de um mergulho na dramaturgia de Thomas Vinterberg. Gomlevsky, inclusive, concorre na categoria especial pela importância do repertório que vem firmando com a Cia. Teatro Esplendor.
Indicados:
ELENCO
Aury Porto, Camila Pitanga, Carol Badra, Fredy Állan, Guilherme Calzavara, Otávio Ortega, Pascoal da Conceição, Rafael Matede, Sergio Siviero, Vanderlei Bernardino e Victor Gally por O Duelo
Bruce Gomlevsky, Carolina Chalita, Felipe Cabral, Glauce Guima, Gustavo Damasceno, Jaime Leibovitch, João Lucas Romero, Luiz Felipe Lucas, Luiza Maldonado, Raul Guaraná, Ricardo Ventura, Silvio Matos, Sofia Viamonte, Thalita Godoi, Thiago Guerrante, Xuxa Lopes por Festa de Família / O Funeral
ESPETÁCULO
Contrações, do Grupo 3 de Teatro
E se elas fossem para Moscou?, da Cia Vértice de Teatro
O Duelo, da mundana companhia
ATRIZ
Debora Lamm por Cock – Briga de Galo
Isabel Teixeira por E se elas fossem para Moscou?
Yara de Novaes por Contrações
ATOR
Henrique César por 12 Homens e uma Sentença
Pascoal da Conceição por O Duelo
DIREÇÃO
Christiane Jatahy por E se elas fossem para Moscou?
Georgette Fadel por O Duelo
Grace Passô por Contrações
DRAMATURGIA
Emanuel Aragão por Eu, o Romeu e a Julieta
Pedro Kosovski por Edypop
CENOGRAFIA
André Cortez por Contrações
J. C. Serroni por Sacco e Vanzetti
Laura Vinci por O Duelo
FIGURINO
Diogo Costa por O Duelo
Marcelo Marques por Edypop
ILUMINAÇÃO
Guilherme Bonfanti por O Duelo
João Gioia e Wagner Azevedo por Cidadela
DIREÇÃO MUSICAL / TRILHA SONORA ORIGINAL
Dr. Morris por Contrações
Felipe Storino por Edypop
Otávio Ortega e Lucas Santtana por O Duelo
CATEGORIA ESPECIAL
Bruce Gomlevsky pelas escolhas dramatúrgicas com a Cia Teatro Esplendor
Cia PeQuod pela pesquisa de movimento para a peça Peh Quod Deux
Heloísa Lyra de Bulcão pela pesquisa publicada no livro Luiz Carlos Ripper – Para Além da Cenografia