A continuidade das pesquisas nas encenações contempladas pelo Shell
Samba Futebol Clube, musical de Gustavo Gasparani (Foto: Leonardo Aversa)
A concentração em poucos espetáculos marcou as indicações do primeiro semestre ao Prêmio Shell. O musical Samba Futebol Clube, com seis indicações, o teatro gestual de Irmãos de Sangue e a apropriação de As Três Irmãs, de Anton Tchekhov, materializada em E se elas fossem para Moscou?, ambos com cinco, monopolizaram as atenções do júri composto por Ana Achcar, Bia Junqueira, João Madeira, Macksen Luiz e Moacir Chaves.
Um direcionamento natural, em se tratando do panorama apresentado na cena carioca de 2014 e do fato de o júri não incluir espetáculos de São Paulo, uma vez que o Prêmio Shell contempla separadamente as duas cidades – o que explica a ausência de trabalhos como 12 Homens e 1 Sentença (apesar de boa parte do elenco ter sido formado no Rio de Janeiro), O Duelo e Contrações. Além dessas três montagens, apenas Ricardo III, 2 X Matei e Sacco e Vanzetti receberam indicações isoladas.
Os três espetáculos mais destacados são muito diferentes, mas possuem, como pontos em comum, o caráter autoral e a continuidade de linhas de pesquisa. Gustavo Gasparani segue investindo num musical de temática brasileira em que entrelaça, de maneira habilidosa, canções e textos; André Curti e Artur Ribeiro, integrantes da Cia. Dos à Deux, abrem mão da palavra em espetáculo de refinada gramática cênica; e Christiane Jatahy demonstra inquietude diante da investigação em torno da interface entre teatro e cinema.
Indicados:
Autor
Gustavo Gasparani (Samba Futebol Clube)
Direção
André Curti e Artur Ribeiro (Irmãos de Sangue)
Christiane Jatahy (E se Elas Fossem para Moscou?)
Gustavo Gasparani (Samba Futebol Clube)
Ator
André Curti (Irmãos de Sangue)
Artur Ribeiro (Irmãos de Sangue)
Gustavo Gasparani (Ricardo III)
Atriz
Julia Bernat (E se Elas Fossem para Moscou?)
Stella Rabello (E se Elas Fossem para Moscou?)
Cenário
André Curti e Artur Ribeiro (Irmãos de Sangue)
Marcelo Lipiani (E se Elas Fossem para Moscou?)
Figurino
Antonio Medeiros e Tatiana Rodrigues (2 x Matei)
Marcelo Olinto (Samba Futebol Clube)
Iluminação
Bertrand Perez e Artur Ribeiro (Irmãos de Sangue)
Paulo Cesar Medeiros (Samba Futebol Clube)
Música
Felipe Radicetti (Sacco e Vanzetti)
Nando Duarte (Samba Futebol Clube)
Inovação
Christiane Jatahy pela construção de uma dramaturgia singular através da integração de teatro e cinema no espetáculo E se Elas Fossem para Moscou?
Elenco de Samba Futebol Clube, que tornou possível a renovação da estrutura do musical através de sua capacidade de atuar com excelência nas diversas funções do gênero