Composições familiares
Suzana Nascimento na montagem artesanal de Calango Deu! Os Casos de Dona Zaninha (Foto: Sergio Santoian)
Idealizadora do projeto de Calango Deu! Os Causos de Dona Zaninha, Suzana Nascimento trabalhou a partir de motivação notadamente familiar – a conexão com a própria avó. Não por acaso, abre a encenação com uma fala em primeira pessoa. Mas a atriz só retoma esse registro desarmado ao final do espetáculo. No decorrer da apresentação, investe em interpretação calcada em composição marcada, em especial no que se refere à voz, acentuando a disposição em trazer à tona lembranças mais por meio da estilizada criação de personagens do que de um tom confessional.
No início, a atriz “incorpora” a personagem diante do público. Entra “neutra” em cena, trajando figurino de base (de Desirée Bastos), logo complementado com camadas de tecidos bordados. Durante essa rápida transição, assume figura de perfil enérgico e começa a dar vazão à série de causos que compõem a malha dramatúrgica (assinada por Suzana Nascimento) da montagem. Conduzida pelo diretor Isaac Bernat, a atriz quebra a quarta parede e inclui os espectadores dentro da encenação ao convidá-los a partilhar do universo tipicamente mineiro descortinado: brinca ao interagir de maneira despretensiosa com a plateia, serve café e cachaça, pede auxílio na sonoplastia de determinada passagem. A atriz domina com habilidade esse passeio por um mundo que conhece muito bem, revelando apreciável domínio de improvisação na relação com o público e nitidez no desenho de personagens circunstanciais evocados no decorrer da sessão.
Celebração do artesanal que já chegou à quinta temporada no Rio de Janeiro, atualmente em cartaz no Teatro Poeirinha, Calango Deu! Os Causos de Dona Zaninha tem no cenário, também de Desirée Bastos, um forte atrativo, com suas caixas que, abertas, expõem oratório, sala máquina de costura e cozinha. A iluminação de Aurélio de Simoni enquadra a atriz em bela moldura, ao final de um simpático espetáculo que peca apenas pela longa duração.