Desafios de um cinema à margem do sistema
A Mostra de Cinema de Tiradentes permanece fiel à valorização de um cinema contemporâneo autoral, inventivo e eventualmente experimental,
Cinema da familiaridade e do afeto
Criações recentes de André Novais Oliveira, o curta Roubar um Plano (realizado com Lincoln Péricles) e o média Quando Aqui evidenciam um cinema de travessias geográficas e temporais.
Um retrato (quase) transparente
Dificilmente a plateia conseguirá desvendar Viviane de Cassia Ferreira já na cena inicial, marcada por uma conversa sobre graus de consciência em meio a citações de Nietzsche. O desenho dela vai ficando mais nítido ao longo da projeção desse filme vencedor da Mostra Aurora na última edição da Mostra de Cinema de Tiradentes.
Uma tragédia em (expressivo) tom menor
Um certo contraste entre o nítido e o nebuloso chama atenção em A Tragédia de Macbeth, versão de Joel Coen para a célebre peça de William Shakespeare. Os personagens frequentemente surgem e somem na névoa, recurso estético que realça que há muito de enganoso na diabólica trama impulsionada pelo casal Macbeth, que não hesita em […]
Sugestivos fragmentos de Duse
A atriz italiana Eleonora Duse (1858-1924) demonstrou adesão ao discurso antigo e à prática moderna do teatro. Por um lado, considerava o ator não mais que um elemento de ligação entre o texto do autor e o espectador, posicionamento que realçava a tradição textocentrista baseada numa superioridade da obra do dramaturgo em relação aos demais […]
Espaços de Almodóvar
Pedro Almodóvar se apropria de A Voz Humana, monólogo de Jean Cocteau, num curta-metragem atravessado pela oscilação entre o apego ao realismo e a quebra desse registro. Essa característica é evidenciada na configuração espacial. O apartamento da personagem, concebido de maneira minuciosa, obedece à gramática do realismo, tendência levemente suavizada pelo acúmulo de cores fortes […]