O pai eterno
Les Langues Paternelles, da Cia. De Facto: até quinta no CCBB (Foto: Alice Piemme)
FESTIVAL CENA BRASIL INTERNACIONAL – Les Langues Paternelles, espetáculo belga da companhia De Facto que despontou em 2009, no Festival de Avignon, é uma das principais atrações da atual edição do Festival Cena Brasil Internacional. Adaptação do romance de David Serge, a montagem de Antoine Laubin (que trabalha em parceria com o dramaturgo Thomas DePryck) se debruça sobre relações masculinas a partir da morte de um pai irascível – pelo menos, segundo a percepção do filho.
O público se depara com uma construção textual refinada, que exige dos atores trânsito constante entre a narração e a vivência (o jogo acelerado cria obstáculos para os espectadores que não dominam o francês, apesar da tradução projetada em cena). Hervé Piron, Vincent Sornaga e Renaud Van Camp evidenciam certa determinação em não ceder a uma musicalidade poética (ainda que a dimensão humana venha à tona, a exemplo da fala em off no belíssimo final).
Diante de um passado impossível de ser recuperado (o gravador como objeto destacado realça, inevitavelmente, essa instância temporal), os personagens investigam o modo como foram constituídos de acordo com a apropriação que fizeram dos fatos que atravessaram suas vidas. A cenografia do próprio grupo é formada por uma estrutura inclinada, na qual os atores realizam diversas inscrições ao longo da apresentação. O espaço vai sendo poluído, contaminado, preenchido por marcas de existências. Os figurinos, também a cargo do coletivo, explicitam opção por cores neutras. A encenação de Les Langues Paternelles é uma boa oportunidade para conhecer a companhia De Facto e pode ser conferido até quinta-feira no Centro Cultural Banco do Brasil.